segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Furações de greens no Pestana Vila Sol

No passado mês de Agosto, aproveitando o facto de ser época baixa e de não haver torneios, procedeu-se à furação com ocos nos greens. Esta operação é muito importante para a descompactação do solo, melhorando a movimentação de oxigénio e água no solo, logo melhor controlo do tatch e plantas mais vigorosas. Apesar de o mês de Agosto não ser a altura do ano mais indicada para esta operação, devido ao calor, foi a data possível.

No caso do Vila Sol, como tem 27 buracos, foi possível fecharmos 9 buracos durante uma semana para fazermos os trabalhos e tentarmos recuperar o máximo possível os greens. A operação de furação de cada 9 greens durou apenas 2 dias, sendo os restantes dias para outros trabalhos e para recuperar os greens.

A furação dos greens, no nosso caso, consistiu em várias etapas. Começamos por fazer um verticut mais agressivo para retirar algum "excesso" de relva, tendo de seguida cortado os greens. Após o verticut e corte dos greens, procedeu-se à furação dos greens propriamente dita, como podemos ver na primeira foto. Depois da furação, os charutos são recolhidos (segunda foto) , sendo o lixo que fica no green soprado para fora do mesmo (terceira foto).
Furação dos greens

Recolha dos charutos
Limpeza dos greens
Depois de bem limpos os greens, procede-se à aplicação de insecticida, micorrizas e um produto rico em bactérias benéficas ao solo. Posteriormente é feito um topdress mais pesado com areia. Após o topdress, é aplicada semente de Agrostis, neste caso a variedade Alpha, a uma dose de cerca de 4 g/m2. Depois de seca a areia, os greens são escovados de forma a empurrar a areia para os buracos, preenchendo-os na totalidade. No dia seguinte, os greens foram pulverizados com um Wetting Agent, um produto rico em ácidos húmicos e fúlvicos e um fungicida (Promocarbe). Nesta fase, principalmente devido às temperaturas verificadas e à areia aplicada, é muito importante controlar a água nos greens não os deixando secar, por isso a aplicação de um wetting agent (ajuda a penetração e retenção de água no solo) e do fungicida (que devido às temperaturas e constante humidade no solo, previne o aparecimento de doenças na relva).

Sem comentários:

Enviar um comentário